Vasectomia não tem relação com câncer de próstata

20 de julho de 2017
desmitifique-a-ejaculacao-precoce-1.jpg

Muito se fala sobre a relação entre vasectomia e câncer de próstata, pois há quem acredite que homens que realizam o procedimento têm mais chances de desenvolver esse tipo de tumor. Porém, estudos vêm provando o contrário! A exemplo do inquérito recém-publicado pela Journal of Clinical Oncology, uma das revistas mais conceituadas da oncologia.

O que é vasectomia?

A efetividade é da vasectomia já foi muito questionada, no entanto, a segurança nos resultados são comprovados. É o que o nosso especialista em uro-oncologia Sérgio Riguete, aqui da Associação de Urologia do ES (AUES), explica. “Para os homens que desejam não ter filhos, o método é permanente e eficaz. Faz-se um corte no canal deferente, impedindo a passagem do esperma na direção do líquido seminal”, detalha nosso médico.

Sem risco aumentado

O estudo publicado pelo Journal of Clinical Oncology concluiu que vasectomizados não apresentam risco aumentado de desenvolver câncer de próstata acompanhou mais de 80 mil homens durante por cerca de 15 anos.

Os voluntários possuíam, em média, 53 anos no início do estudo. Cerca de 641 foram previamente submetidos à vasectomia e, no decorrer do seguimento, 4.377 receberam o diagnóstico do tumor. Isso foi feito após o cruzamento de dados para fatores como peso corpóreo, fumo, consumo de álcool e atividade física.

Prevenção do câncer de próstata

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estimam-se 61.200 casos novos de câncer de próstata para o Brasil até o fim de 2017. Esses valores correspondem a um risco estimado de 61,82 casos novos a cada 100 mil homens.

“Na maioria das vezes, o tumor só é letal se o paciente descobrir a doença em estágio avançado. Recomenda-se que, após os 50 anos, seja feito o exame de toque e o Antígeno Prostático Específico (PSA). É muito importante que os homens façam a prevenção anualmente, para que as chances de tratamento e cura da doença de tornem maiores”, explica nosso especialista.

Ainda está com dúvidas sobre a vasectomia? Marque uma consulta com os profissionais aqui da Associação de Urologia do Espírito Santo!

logomarca-aues

Somos a Associação de Urologia do Espírito Santo e temos uma equipe de 70 urologistas dedicados a cumprir a profissão baseada nos protocolos das maiores Sociedades de Urologia. Proporcionamos, desta forma, segurança ao paciente e racionalização de custos junto às empresas parceiras.

Últimas notícias

Tecnologia: